Juliana Castanha ressaltou as experiências de vida como pontos positivos para a profissão e domínio de assuntos |
A oficina de "Postura e Apresentação na TV" aconteceu na noite da última quarta, 19, e dá continuidade à série de oficinas realizadas pelo PETv. A ministrante é a jornalista Juliana Castanha. A oficina também contou com a presença da professora de telejornalismo da UFC, Kamila Fernandes.
Juliana começou a conversa enfatizando a importância de um bom texto. Ela aconselhou investir na formação e na leitura, tanto de notícias como de ficção, romances, etc. Também recomendou aos alunos que querem trabalhar em bancada que não deixem de experimentar a reportagem: "A rua é a experiência mais rica para o jornalista de televisão".
Sobre postura, ela deu algumas orientações: gestual é importante, mas não pode ser dispersivo; a locução não pode ser linear, pois se torna cansativo, por isso é preciso dar peso às palavras; a naturalidade gera credibilidade. Foram dadas algumas dicas para ser âncora na bancada sentada e em pé. Juliana também respondeu várias perguntas dos estudantes sobre sotaque, erros ao vivo, improvisos, etc.
Confira no vídeo a mensagem de Juliana Castanha para o blog do PETv:
Juliana Castanha é formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e pós-graduada em telejornalismo pela Faculdade Católica do Ceará. Há oito anos é apresentadora do Jornal Jangadeiro e foi também editora-chefe do telejornal. Como diretora do Núcleo de Reportagens Especiais da emissora, conquistou prêmios regionais e nacionais. Hoje é editora do programa Câmera12, da grade nobre de programação da BAND no Ceará. Em São Paulo, atuou como apresentadora e editora de notícias internacionais na RIT (Rede Internacional de Televisão).
0 comentários:
Postar um comentário